6 – Clareamento Dental

O Clareamento Dental é, de longe, um dos procedimentos mais procurados na rotina diária do co nsultório odontológico. Dessa forma resolvi fazer uma sequência de perguntas e respostas como forma de tirar dúvidas dos pacientes a respeito do procedimento (imagem meramente ilustrativa).


1 – O que é Clareamento Dentário?

Clareamento é o procedimento que basicamente, visa alterar a cor dos dentes, de mais escuro para mais claro.

2 – Quais as indicações de Clareamento?

O Clareamento Dentário está indicado para todas as pessoas, que sintam a vontade de ter os seus dentes mais claros, com exceção de grávidas, lactantes e adolescentes abaixo de 15 anos.

3 – Quais os tipos de clareamento que existem?

Basicamente existem dois tipos de clareamento: o Caseiro e o em Consultório.

No Clareamento Caseiro o paciente faz uma moldagem no consultório odontológico com o dentista, que fará a confecção de uma placa para cada arcada dentária. Com as placas em mãos, o odontólogo fará a instrução de como utilizar o gel clareador, em casa pelo paciente, colocando o mesmo nas regiões dos dentes na moldeira fabricada. O tempo de clareamento a ser feito em casa, varia de acordo com a concentração do gel utilizado. Quanto mais alta a concentração, menor o tempo de gel na boca do paciente. O dentista fará avaliações semanais ou quinzenais do caso até a conclusão do mesmo.

O Clareamento em Consultório segue o mesmo princípio do Caseiro, sendo que os géis utilizados são em altas concentrações, e com todo o aparato de um profissional fazendo a aplicação, o que dá total segurança ao paciente. Nesse caso o dentista fará a aplicação do gel em ambas as arcadas em uma sessão no consultório, sendo a cada sessão avaliado a necessidade de uma nova aplicação.

4 – Quais os tipos de géis clareadores que existem no mercado para se fazer clareamento?

Basicamente dois tipos, o peróxido de hidrogênio, que é utilizado tanto para o clareamento caseiro, como para o em consultório, e o peróxido de carbamida, que é utilizado somente para o clareamento caseiro.

5 – Quanto tempo (em média) dura um clareamento dentário?

Nesse caso vale ressaltar, que o clareamento é algo que acontece progressivamente, então a cada sessão de clareamento em consultório, e a cada aplicação de Caseiro o paciente sentirá a melhora na cor dos dentes. Porém a média de tratamento para um clareamento caseiro varia de 4 a 6 semanas, e para o clareamento em consultório varia de 1 a 3 sessões.

6 – Existe diferença de resultado entre o Clareamento Caseiro e o em Consultório?

Não. O resultado para ambos os casos será o mesmo, a diferença básica entre os dois são duas. A primeira seria a comodidade do paciente ir ao consultório, e fazer em uma sessão, o que precisaria de 15 dias para fazer em casa (em média). Segundo seria o rápido resultado do clareamento em Consultório, que logo após uma sessão já se vê diferença do que era antes. Porém ao término dos dois clareamentos, o resultado final será o mesmo.

7 – A Sensibilidade é algo que acontece nos clareamentos?

Tudo que é relacionado a dor é algo que depende de vários fatores, e cada caso é um diferente. Porém o que se sabe é que a sensibilidade pode acontecer em casos de clareamento, porém que a mesma é passageira, e que não ocasiona nenhum dano a estrutura dentária. Nos casos de clareamento em consultório, a sensibilidade acontece, na maioria das vezes, logo após ao clareamento, e vai diminuindo com o passar do tempo, geralmente em 24 a 48hs a mesma já está resolvida. Essa é também a razão do clareamento ser feito por um profissional adequado, pois somente, o dentista saberá como proceder nos casos de sensibilidade.

8 – Todo clareamento chega a mesma cor? Ou seja, os dentes ficam totalemente brancos?

Não. Como afirmado, cada caso é um diferente. Basicamente, cada dente reage diferente ao processo de clareamento, e alguns não chegam a cor mais branca possível, porém pode-se afirmar com total certeza, que mesmo assim o resultado sempre é satisfatório com relação a mudança de cor para mais claro.

No caso do clareamento, se teria uma escala de cores, que hipoteticamente iria de 1 a 10. É como um dente estar na cor 6, e sair dessa para a cor 2 ou 3, ele melhorou muito, mas não chegou na cor 1, mas mesmo assim o resultado não deixa de ser bastante satisfatório.

9 – O Clareamento em Consultório é feito em uma só sessão?

Como já dito, cada caso reage de uma forma diferente. Em alguns casos, acontece de em uma única sessão se chegar a uma cor ideal, porém isso não pode ser vendido como regra. A idéia é fazer o clareamento em quantas sessões forem biologicamente necessárias para se obter a melhor cor.

10 – Todo Clareamento caseiro tem que dormir com o gel na boca?

Não. Antigamente, quando só tinha uma fórmula de gel caseiro ficou conhecido o clareamento caseiro como feito para ser usado durante o sono por 8 horas. Hoje os tempos mudaram, e existem várias fórmulas, que vão desde as mesmas 8 horas até mesmo a géis que só precisam ser usados por 1 hora por dia.

11 – É verdade que durante o clareamento estou proibido de comer alguns alimentos de cor?

Não. Nesse caso existem duas restrições diferentes. Quando se faz o clareamento em consultório, essa restrição aos alimentos de cor (Ex: coca-cola, café, vinho, carnes vermelhas ou que contenha coloral, molho de tomate etc) é regra, mas somente nas 48hs posterior ao procedimento, depois segue-se a vida normal. Já no caseiro pede-se um policiamento maior dos alimentos durante as semanas que se faz o clareamento, principalmente nas horas seguintes a aplicação do gel, mas também, não chega a ser proibido.

12 – O Clareamento altera a cor de restaurações já existentes?

Não. O Clareamento altera a cor dos dentes, e não de restaurações (obturações) ou próteses que por ventura já existam. Nesse caso após o clareamento deve-se fazer a troca de cor das mesmas para que fiquem satisfatórias, e semelhante a cor final dos dentes.

13 – Quanto tempo dura um clareamento?

O tempo que vai durar o seu clareamento vai depender basicamente da sua alimentação. Quanto menos alimentos escuros e com corantes estiverem no seu cardápio maior será o tempo de duração de seu clareamento. Mesmo assim, foi feita uma pesquisa aleatória com pacientes que fizeram clareamento, onde após a conclusão do procedimento liberaram os pacientes para seguirem suas vidas normais com relação ao consumo de alimentos. Ao final de 5 anos fizeram um comparativo da cor de término do clareamento, com a cor atual, e chegou-se a conclusão que, em média, aconteceu 20% de perda de cor dos dentes. Ou seja, se numa escala de 1 a 10, a cor inicial do paciente era 10, e ao final do tratamento a mesma chegou a cor 1, com 5 anos, em média, os dentes estariam na cor 3.

Espero ter ajudado, e tirado muitas dúvidas de vocês. Caso tenham mais questionamentos além desses, solicito que enviem email para andrade@drandradeneto.com com sua pergunta. Ela pode ser pertinente, e está aqui em nosso mural.

23 Respostas

  1. O Mais Importante o Preço ?!

  2. Quanto custa um clareamento?

  3. Tenho 15 anos e meus dentes sao bem amarelados, fui na dentista e ela sem fazer nehuma avaliaçao disse q eu deveria fazer o clareamento só com 18 anos. Queria saber se isso é possivel e tbm dizer q dentes amarelados incomada mt para quem tem.. Vlw

    • Existe uma precaução com relação a sensibilidade nos dentes de pacientes jovens, pelo fato de seus túbulos estarem muito abertos, o que causaria uma maior possibilidade de sensibilidade pós-clareamento. Porém isso não chega a ser uma contra-indicação, deve ser primeiro avaliado o custo-benefício do clareamento. Se realmente lhe incomoda, o dentista poderia fazer uma seção teste para ver a reação a sensibilidade, e utilizar produtos desensibilizantes durante o clareamento, que poderia reduzir efeito da sensibilidade. O caso passa por avaliação, mas a sua dentista não está errada em contra-indicar, porém se vc perguntar se pode ser feito, eu respondo que pode, dentro desses cuidados, e você consentindo que poderá ocorrer a sensibilidade durante o clareamento.

  4. Tenho 17 anos e quero fazer um clareamento dentário, só que daqui a 10 anos eles já vão estar amarelados novamente, posso refazer o clareamento?

  5. porque todo profissional pricipalmente da area da saude nao coloca o preço do seu seviço/sera que explorador mais que os outros,nunca vie uma classe para dar tanto valor o seu trabalho como estes profissionais da area da saude.sao pior que advogado se podesse tirava o couro dos clientes.

    • Existe um código de ética profissional, que não nos permite a divulgação de preços e formas de pagamento, quem faz isso transgride o código, podendo sofrer sanções de seu conselho, a qual é registrado. Desculpe, mas são as regras.

  6. Oi, eu tenho uma amiga que comprou um clareamento na intenet, e ela diz que funcionou muito bem, que em 6 dias, os dentes estavam mais claros.

    Mas isso não é perigoso?, o meu dentista disse para eu não comprar que não era seguro, mas quis logo me vender um no consultório por 600R$, o que ele mostrou e era quase a mesma coisa que a minha amiga usou, por isso não comprei

    acham que vale a pena, e que não é perigoso?

    eu vi aqui http://www.sorrisovip.com

    Me ajudem por favor, beijo

    • Ola Deize,

      Existem duas coisas interessantes aí, uma é comprar o clareamento igual ao que o dentista utiliza. Isso muitos pacientes conseguem comprar apesar de ser proibido, o que vai fazer a diferença em um clareamento será o acompanhamento profissional, é isso que vai diferenciar o valor que você vai pagar de um clareamento da farmácia para um clareamento feito sem acompanhamento.

      Claro que você vai ouvir relatos e mais relatos de que deu certo, olha como ficou!!! Porém os relatos de nós profissionais também são muitos dos insucessos como por exemplo: Ingestão acidental de material, formação de úlceras por queimaduras promovidas pelo uso incorreto do material, Sensibilidade dentária, dentre outras ocorrências comuns. A minha dica é avalie bem a auto-medicação você pode fazer parte de dois grupos: o de sucesso, ou o de insucesso, quem vai saber dizer isso é o profissional, e caso você faça parte do de insucesso, ele vai saber conduzir seu caso para o de sucesso.

  7. e o preçooooooooo ?????????????

  8. Eu fiz um canal no dente da frente e os demais coloquei resina entao eles ficarao bem amarelado teria possibilidade de fazer um clareamento e eles ficarem branquinho

  9. Queria muito fazer esse clareamento nos meus dentes. E quanto custa esse clareamento

  10. eu comecei o clareamento e fiz por três dias consecutivos e parei, isso foi a 4 dias atras posso voltar a fazer novamente?
    ainda acho q precisa ficar mais claro…

    • É importante conversar com o profissional que você está realizando o clareamento, ele saberá a forma de proceder. Porém na maioria das vezes você não terá problema algum em continuar o tratamento.

  11. Tenho 14 anos , e tirei o aparelho de dente faz alguns meses , a dentista que eu frequentava nas sessões de manutenção do aparelho me recomendo um clareamento caseiro , do que minha mae achou o clareamento dela muito caro então ela ta fazendo com um amigo do meu pai que é protético e fez a moldura e me deu os géis , sera que tem algum problema em fazer esses clareamento sem acompanhamento para mim que tenho 14 anos ?

    • Uma das contra-indicações de clareamento são em pessoas jovens justamente pelos túbulos dentinários desses pacientes ainda não estarem preparados para receber o processo de clareamento. Por isso deve-se avaliar com cuidado para q durante o processo o paciente não venha a sentir fortes sensibilidades.

  12. Eu tenho 13 anos e tenho os dentes bem amarelados posso fazer clareamento com essa idade? E eles vao ficar brancos?

    • Poder você pode, porém tem que se ter muito cuidado, pois por você ter dentes muito jovens, a sua tendência a sofrer com a sensibilidade pós-clareamento é maior que em pessoas adultas. O ideal seria esperar um pouco mais para realizar o procedimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: