Os protetores bucais são somente para atletas profissionais?

protetor branco.001Uma coisa que muitos pacientes perguntam é sobre se os protetores bucais devem ser utilizados somente por atletas profissionais, ou por todos aqueles que praticam atividades esportivas que tem contato físico? Afirmo com toda a certeza que a indicação para a utilização dos protetores pode ser para todos os praticantes desses esportes, mesmo que ocasionalmente.

Esses aparelhos tem como a função proteger contra possíveis traumas na região bucal, e mesmo que em uma pelada ocasional, de fim de semana, por diversas vezes podem acontecer traumas que venham a produzir lesões permanentes nos praticantes. Muitas mães me perguntam também sobre a utilização de protetores bucais em seus filhos que praticam esportes ainda na fase colegial. Eu sempre afirmo que está totalmente indicado, principalmente naquelas crianças que tem os incisivos superiores mais projetados para frente (pacientes classe II). Nessa situação, uma queda pode ocasionar a avulsão e perda de um elemento dentário, e não é com pouca frequência que isso acontece com os pequeninos.

Outro questionamento que tenho com bastante frequência é quais os esportes que estão indicados a utilização dos protetores. Dividimos basicamente em 3 tipos (os esportes obrigatórios, os esportes com grande necessidade, e os esportes com média necessidade). Dentre os esportes obrigatórios temos aqueles que tem um contato direto da boca com o adversário, e que já tem a sua regulamentação como obrigatória o uso, em alguns países, como por exemplo: Boxe, MMA, lutas que envolvem chutes e socos, Rugby, Futebol Americano e Hoquei. Dentre os esportes com grande necessidade de uso temos os que apesar da utilização não obrigatória, com frequência encontramos lesões em praticantes, como exemplo temos: Polo aquatico, Handeball, Judô, Jiu-Jitsu, dentre os esportes de luta, que não envolvem chutes e socos. Outros esportes que tem lesões com menor frequência, mas não obstantes encontramos situações de risco, também estão indicados a utilização de protetores, principalmente se os praticantes tiverem dentes projetados para frente, como exemplo temos: Futebol e Basquete.

Dessa forma, afirmo, e tenho plena convicção que, para a segurança de todos, é importantíssimo a confecção desses aparelhos, que além de proteger, hoje em dia, com uma personalização podem também ter um quesito a mais para a utilização por parte de não só os atletas profissionais, mas de todos os praticantes de esportes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: