2 – Perguntas Frequentes em Ortodontia

Hoje acredito que a informação é algo fundamental na vida do ser humano. Na saúde não poderia, também, deixar de ser. Principalmente quando estamos falando de Ortodontia, uma especialidade que envolve o correto posicionamento dos dentes, e nessa especialidade como em qualquer outra é de fundamental importância que o paciente seja sempre informado pelo seu dentista de quando, por quê, e para que se faz necessário o uso de aparelhos Ortodônticos. Busquei algumas perguntas principalmente aquelas que mais ocorrem na clínica diária para fazer uma espécie de FAQ da Ortodontia. Vamos lá:

O que é Ortodontia?

É uma ciência que trata do correto posicionamento dos dentes em sua arcada dentária de forma que esses fiquem numa posição a mais harmoniosa possível gerando conforto um estético, de estabilidade funcional e facilitando a higienização dos mesmos.

Como saberei se preciso ir a um Especialista em Ortodontia (Ortodontista)?

De maneira geral somente um Dentista (Clínico Geral) ou mesmo um Ortodontista terá a capacidade de diagnosticar a necessidade de tratamento Ortodôntico. Pois esses profissionais foram capacitados em sua formação para diagnósticar as más-oclusões (mordidas erradas) durante a suas vidas acadêmicas. Porém cabe ao paciente também ver se algo lhe incomoda em sua arcada, e perguntar para o seu dentista a real necessidade e ganhos que o tratamento ortodôntico poderá ter.

Quais seriam essas más-oclusões que necessitariam de tratamento Ortodôntico?

Na literatura ortodôntica as principais má-oclusões encontradas comumente na clínica odontológica são:
Sobremordida
– acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior, gerando um espaço entre os dois dentes. Geralmente esse tipo de paciente tem dificuldade de usar os dentes da frente.
Mordida cruzada anterior
– Quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. O normal nesse caso são os dentes superiores estarem um pouco à frente dos dentes inferiores.
Mordida cruzada posterior
- ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente. Geralmente os pacientes que tem esse tipo de mordida mordem com facilidade a bochecha.
Mordida aberta
– espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha mediana
– ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema
– falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
Apinhamento
– ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Quais os exames que preciso para detectar esses problemas?

O exame de rotina para ver se o paciente tem esses problemas é o KIT ORTODÔNTICO. Um Kit que contém diversos exames que darão o diagnóstico preciso para que o Ortodontista possa ter certeza do diagnóstico e assim planejar o seu tratamento. Esse KIT é composto basicamente de Fotografias intra-orais e extra-orais, de RX, traçados de estudo da face do paciente e Modelos das arcadas dentárias.

Qual a idade certa para se procurar um Ortodontista?

Não existe uma idade certa para isso (crianças, adultos e idosos). A idade ideal, é aquela idade em que começou a se apresentar os problemas citados acima. Porém em geral, diríamos que todo paciente seria pertinente fazer um KIT ORTODÔNTICO aos 7 até 10 anos de idade. Por quê essa fase? Pois nessa fase é justamente o momento mais importante da dentição, onde se iniciará a fase de troca de dentes (Dentição Mista), e onde o Ortodontista poderá fazer uma previsão de como ficará seus dentes na fase adulta. Ou seja, toda intervenção nessa fase terá um resultado bem melhor, e menos traumático do que na fase adulta (depois do nascimento de todos os dentes).

Quais os tipos de aparelhos que existem?

Hoje a Ortodontia é uma ciência que já se expandiu bastante, e tem diversas correntes. Existem uma corrente, a Ortopedia Funcional dos Maxilares que faz uso de bastantes aparelhos móveis, já a Ortodontia faz uso de braquetes e fios ortodônticos de vários tipos. Dentro da Ortodontia existem a Orotdontia Lingual (aparelhos pela parte de dentro dos dentes), Ortodontia com uso de mini-implantes, e uma variedade de formas de tratar o paciente. Fica a critério do paciente escolher aqulio que mais lhe convém (custo-benefício).

Bem acho que foi isso, espero ter ajudado, mais alguma dúvida me enviem, que estarei sempre que possível respondendo.

37 Respostas

  1. uso um pivo possso usa aparelho?

  2. dá pra aumentar os dentes com o uso de aparelho??
    ou só com porcelana ou cortando a gengiva???

    aguardo a resposta, obrigada.

  3. preciso fazer um canal,somente depois de feito q posso usar aparelho?? ou posso colocar aparelho e depois fazer o tratamento?

  4. Não tenho problemas nos meus dentes que afetem minha mastigação ou qualquer outra parte funcional. Porém, gostaria de colocar aparelhos pois quero que meus dentes fiquem “perfeitos”, bem retinhos. Será que algum dentista se recusaria a colocar aparelho em mim com finalidade apenas estética?

    • NEGATIVO, VC PODE, ASSIM COMO DEVE COLOCAR APARELHO ORTODÔNTICO, UMA VEZ QUE A CORREÇÃO DE PEQUENOS APINHAMENTOS É UMA INDICAÇÃO ORTODÔNTICA, PODE TER CERTEZA QUE O ORTODONTISTA NÃO SE NEGARÁ.

  5. Olá, gostaria muito de saber se posso fazer com que meus dentes cresçam um pouco mais com uso de aparelho ortodôntico, pois os acho muito pequenos (todos eles). E se tiver gostaria de saber se o método funciona em qualquer pessoa, pois no meu caso não é má formação, é que eles são pequenos mesmo. Sei que já tem outra pergunta sobre esse assunto nessa página, cuja resposta é a extrusão dentária, mas gostaria de mais detalhes sobre isso e principalmente saber se qualquer pessoa pode aumentar o tamanho dos dentes. Aguardo respostas. Obrigada.

    • QUANDO OS DENTES SÃO PEQUENOS ALGUNS FATORES ALÉM DA EXTRUSÃO DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO COMO: UMA GENGIVECTOMIA DEVE SER ANALISADA SE É NECESSÁRIA OU NÃO, OU MESMO SE ESSE DENTE ESTÁ NUMA INCLINAÇÃO CORRETA, O QUE GERA UMA APARÊNCIA DE TAMANHO DIFERENTE, AÍ REALMENTE SÓ VENDO O CASO PARA CHEGAR A UMA CONCLUSÃO, PORÉM O INDICADO É PROCURAR UM ORTODONTISTA, PARA AVALIAR SE A RESOLUÇÃO PODE SER FEITA COM ORTODONTIA, E DEPOIS VER ISSO COM OUTRAS ESPECIALIDADES COMO COM O PROTESISTA NA POSSIBILIDADE DE COLOCAÇÃO DE COROAS PROTÉTICAS.

  6. Aquele aparelho que é uma espécie de interruptor que tem uma chave, é indicado pra quias pessoas, que tipo de problema?

  7. queria saber preço de 2 dentaduras fixas inferior e posterior mais ou menos preço aproximado

    • DESCULPE MAS NÃO POSSO EXPOR PREÇOS DE SERVIÇOS AQUI NO BLOG POR QUESTÕES ÉTICAS PROFISSIONAIS, PEÇO PARA QUE LIGUE PARA O TELEFONE DO CONSULTÓRIO PARA MAIORES INFORMAÇÕES,

      ATENCIOSAMENTE

  8. Ola Doutor,
    tenho uma duvida,quando crianÇa usei chupeta e tambem chupei dedo,o que me deixou com os dentes “pra fora”. ja uso aparelho ortodontico a seis meses,eles ja se alinharam um pouco mais ainda continuo dentusca.me preocupo porque tenho uma amiga com o caso parecido com o meu e ela ja usa aparelho a tres anos e apesar deles estarem alinhados ela continua dentusquinha tambem. Sera que pode acontecer o mesmo comigo ?

    • Pela lógica você deve ter uma mordida aberta com os dentes superiores inclinados para frente (overjet). Para saber a sua real situação tem que se dar uma olhada nos parâmetros de seu caso. Porém a minha dica é que converse com o seu Ortodontista sobre o seu tratamento, ele poderá lhe responder mais precisamente do que eu, mas a lógica, em Ortodontia, é que essas má-oclusões (mordida aberta, mordida cruzada, overjet, etc) sejam corrigidas durante o tratamento. Lembrando também, que cada caso, é um diferente, o da sua amiga pode não ser igual ao seu, e também estar em fase diferente. Mas como disse anteriormente, converse com o seu ortodontista, ele poderá lhe responder esses fatores com bem mais precisão que eu, que não estou vendo o caso como ele é.

      • Oi Dr. Andrade,
        pois é , vou falar com ele sim.
        Quando mandei a pergunta de uma certa forma já imaginei que vc diria que o caso dela pode ser diferente do meu, e isso ocorre mesmo,afinal somos indivíduos diferentes.
        Mas muito obrigada pela atenção. e espero que eu fique com meu sorriso lindão logo logo !!! já que ‘ overjet’ pode ser corrigido mesmo.
        Também sofria muito com as mordidas na minha bochecha e língua,agora já melhorou muito,quase não mordo mais. Só se for por falta de atenção mesmo…(o que não é muito raro no meu caso…)rsrs

        Obrigada e Boa noite,

        Gabriela,

  9. ola dr Andrade pelo que vir minha filha deve ser isso Mordida cruzada anterior !!! ela so tem 11 anos ai ela vai usa aparelho ou fazer a cirugia?

  10. tenho ATM , o aparelho seria uma forma acabar com isso ?

  11. Oi Dr. Andrade,
    tenho a mordida aberta, pois chupei dedo e chupeta durante muito tempo. Já não sou mais adolescente, tenho 25 anos e ainda não coloquei o aparelho pq acho que já to meia velhinha pra isso rsrsrs. Gostaria de saber quanto tempo dura em media um tratamento desse tipo de caso em pessoas com a minha idade.

    • Essa resposta, sem visualizar o tratamento é muito complicado, pois podem existir outras condições que tornam o tratamento mais longo, ou mais curto, o ideal é uma consulta com a análise do Kit Ortodôntico para uma melhor definição do tempo de tratamento.

  12. meu dentista quer por meu aparelho a parte de cima logo , mais eu ainda nao recebi o kit ele disse que eu posso por logo e depois eu levo o kit quando por a parte debaixo , sera que devo por ou esperar receber o kit ?

  13. tenho tres pivot na frente mais tenho dente do ciso e esta me atrapalhado posso uzar aparelho normal

  14. Doutor peguei uma pancada forte nos dois dentes da frente um desceu demais desnivelou mesmo e o outro entortou para frente, minha pergunta é usando aparelho meu dente pode voltar pro lugar ou seja ele desceu, o aparelho consegue subir o dente de volta .

    • Na maioria das vezes sim, porém é importante uma análise de um endodontista para saber se esse dente, não sofreu desvitalização no trauma, caso isso tenha acontecido, teremos que tratar o canal, para depois realizar o procedimento de tracionamento.

  15. Doutor, tenho vinte e cinco anos e faz cinco anos que estou usando aparelho, e a situação só piorou, decidi trocar de ortodontista, mas os dois que entrei em contato não aceitaram o meu caso, porque os meus dentes inferiores da frente estão com a raíz curta, como poderia corrigir o problema dos meus dentes, a mordida está cruzada e eles estam desalinhados. O Sr. trataria o meu caso? Quem eu poderia procurar? Por favor, me ajude!

    • Ola Ruth,

      Precisa-se analisar um caso com reabsorção radicular com muito critério, pois dependendo do grau de reabsorção você pode ter um sério risco de perda dentária. O ideal é você não procurar forçar a barra tentando uma resposta do profissional que você quer, mas sim aquilo que ele lhe responde. A minha dica é deixar o profissional analisar o caso friamente, e caso ele não possa tratar por razão de reabsorção tente-se outras possibilidade, como por exemplo as lentes de contato.

  16. Oi Dr. Andrade, janeiro desse ano decidi colocar aparelho nos meus dentes, pois bem fui ao dentista ele fez a avaliação e disse que eu realmente precisaria colocar aparelho, ele me encaminhou para outra dentista fazer as documentações etc… Fiz a documentação voltei para o consultório no mesmo dia e já montamos o aparelho na parte superior da boca. Já fiz seis manutenções com ele, mas até hoje ele não me falou quanto tempo irei ficar com o aparelho, como que vai ser o meu tratamento, se vou precisar extrair dentes, não teve nenhum diálogo comigo a respeito. É certo isso??

  17. Olá Dr! Uso aparelho metálico há mais ou menos 4 anos e a melhora foi aos poucos. Minha dúvida é se eu posso usar esse aparelho invisivel e se tudo que eu fiz nesse tempo estará perdido. Minha outra dúvida é que depois que usar o aparelho invisivel se os dentes voltam ao estado natural?

    • Olá Joana,

      Não há nenhuma restrição em você trocar de aparelho em qualquer momento do tratamento. Você não deve perder nada do que foi feito, agora não entendi o que seria o dente voltar ao estado natural? Os seus dentes não são naturais?

  18. Quando disse naturais, quis dizer se os dentes voltam a “entortar” quando termina o tratamento? Quais os valores do tratamento e o que é preciso para iniciar?

    • A recidiva não está ligada ao aparelho que você utiliza mas a uma série de fatores que vão desde a forma de tratamento, até fatores intrínsecos do paciente, portanto, fique tranquila, se o seu caso teve uma boa condução e finalização certamente não ocorrerá recidiva, ou pelo menos será diminuida a possibilidade dela acontecer. Com relação a valores infelimente não podemos fazer divulgação nem de valores, nem de formas de pagamento, por razões éticas profissionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.233 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: