3 – Aparelhos Estéticos

Inicio essa minha postagem falando sobre aparelhos estéticos, coisa que os pacientes muito perguntam. Claro que hoje a estética é algo muito importante na vida de todos, e obviamente caso o paciente consiga fazer o seu tratamento, no tempo de tratamento adequado, e sem perder a sua estética dentária, isso seria importantíssimo para o paciente que hoje exige cada vez mais da sua boa harmonia oral.

Sendo assim criamos algumas perguntas para que assim possamos tirar as dúvidas frequentes:

1 – O que são aparelhos estéticos?

São aparelhos ortodônticos com a mesma funcionalidade dos aparelhos fixos convencionais metálicos porém com cor semelhante à do dente, ou ainda aparelhos colados na parte lingual (de dentro) dos dentes.

2 – Quais tipos de Aparelhos estéticos:

Existem basicamente três tipos:

a – Aparelho com braquetes estéticos (Braquetes de Porcelana, Policarbonato e Safira)
Braquete de Safira – São os melhores esteticamente do que todos, pela sua aparência translúcida, além de sua resistência e atrito menor que todos, que melhora o tratamento ortodôntico.
a

Braquete Cerâmico -É um material bem mais resistente, e mais forte a quebras do que os de policarbonato, além da cor e estética bem superiores ao de policarbonato. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca que os de Safira.

a

Braquete de Policarbonato – É feito de um material plástico tipo resina, sendo o menos resistente dos três, com maior probabilidade de quebras e perdas de braquetes, um braquete que anda em desuso devido a melhor qualidade dos demais estáticos.

a

b - Aparelho Lingual (braquetes posicionados na parte de dentro dos dentes)

Nessa opção, o aparelho é colado na parte interna dos dentes, ficando invisível devido todo o processo ser feito na parte lingual dos dentes.

a

a

a

c - Alinhadores Estéticos (Ortodontia sem braquetes, usando placas de acetato)

Nessa opção o aparelho é livre de braquetes, uma excelente opção para quem não gosta de ter algo colado nos dentes, e também para quem quer ter a facilidade de higienizar os dentes durante o tratamento. Exemplos desses aparelhos são o Invisalign e o Essix Clear Aligner.

a

a

3 – Em termos de resistência (descolar e quebrar) como esses braquetes se comportam?

Os braquetes de Policarbonato, tem um índice de quebra e descolagem maior de todos, já os de Porcelana e Safira tem um índice de queda menor que os de Policarbonato, e até mesmo que os metálicos.

4 – O tratamento com Ortodontia estética costuma ser mais caro?

Em tudo que entra a estética, claro que o tratamento ficará mais caro devido esses braquetes serem mais caros que os outros metálicos. Outros aparelhos como os linguais, e o Invisalign necessitam de fases de laboratórios, o que também aumenta o valor do tratamento em si.

5 – Qual a frequência de pessoas que se utilizam da Ortodontia estética no Brasil e no Mundo?

Hoje, a exigência estética por parte do paciente é muito alta. O cliente não quer mais ficar bonito(a) somente no final do tratamento, mas sim durante, haja vista que os tratamentos ortodônticos levam meses e anos para serem concluídos. Nesses intervalos, festas de casamentos, 15 anos, eventos sociais acontecem na vida da pessoa, e um sorriso metálico para uma foto que será eternizada, muitas vezes marca negativamente aquele momento. Dessa forma, nos tempos modernos, acredita-se que no primeiro mundo, a utilização de Aparelhos estáticos esteja algo equivalente ao uso de aparelhos metálicos, ou até maior. Já no Brasil, uma boa parte da população já utiliza desse artifício. Portanto é certeza que num futuro próximo, a utilização de braquetes estéticos, bem como de aparelhos estéticos seja algo superior aos metálicos.

6 – Teria alguma restrição para uso de aparelhos estéticos?

Não, da mesma forma que se faz a mecânica com aparelhos metálicos, se pode fazer com aparelhoes estéticos, portanto não teria nenhuma contra-indicação para o tratamento.

7 – Existem fios estéticos (brancos), uma vez que os fios utilizados também são metálicos?

Sim, hoje no mercado brasileiro, ainda é pouca a procura por dentistas de fios estéticos (brancos), sendo a maioria deles importados de outros países, onde a utilização é mais comum. O que aumenta o custo do tratamento, mas a aparência durante o tratamento melhora consideravelmente para o paciente.

8 – Na sua opinião, qual a ordem crescente, de estética dos aparelhos?

Primeiro temos que dividir em dois grupos de aparelhos, o primeiro grupo seriam os aparelhos colados por Vestibular (por fora), esses nunca serão mais estéticos que os do segundo grupo, que seriam os colados internamente (Linguais) e os Alinhadores estéticos (Uso de placas). Dessa forma, a ordem do primeiro grupo seria:

1 – Metálicos
2 – Policarbonato
3 – Cerâmicos (Porcelana)
4 – Safira

Já o segundo grupo, eu acredito que ficaria um empate entre o aparelho Lingual, e o Invisalign, sem muitas diferenças estéticas entre os dois, uma vez que ambos tem um padrão estético de alta qualidade.

 

ASSISTA O VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE TODOS OS APARELHOS ESTÉTICOS:

 



Mais dúvidas entre em contato por email:

andrade@drandradeneto.com

17 Respostas

  1. Queria saber quanto custa o aparelho e a manutençao

  2. É realmente muito difícil fazer a higienização dos aparelhos linguais?

    • NÃO, PELO CONTRÁRIO, A HIGIENE É FACILITADA PELO FATO DO PONTO DE CONTATO DOS DENTES SEREM POR VESTIBULAR, DESSA FORMA, ALÉM DOS BRAQUETES SEREM COLADOS MAIS NA CERVICAL DO DENTE (MAIS EMBAIXO), ISSO FAZ COM QUE O FIO DENTAL ENTRE NO SULCO GENGIVAL COM FACILIDADE. ALÉM DA AÇÃO DA LÍNGUA SER UMA LIMPADORA NATURAL DOS NOSSOS DENTES.

      NA MINHA OPINIÃO A HIGIENE LINGUAL É IGUAL OU MELHOR A DO APARELHO VESTIBULAR.

  3. Doutor acho que preciso de aparelho dentário pois tenho aqueles famosos “dentes intramelados” gostaria de saber quanto é a consulta se vocês cobram o aparelho e quanto vai ficar a manutenção.Peço que por gentileza mande para mim o orçamento! Obrigada.

    • NÃO POSSO EXPOR PREÇOS E VALORES AQUI EM MEU BLOG POR QUESTÕES ÉTICAS PROFISSIONAIS, PORTANTO SOLICITO QUE LIGUE PARA O TELEFONE DO CONSULTÓRIO (85-30883305) E MARQUE UMA CONSULTA PARA MAIORES INFORMAÇÕES.

      ATENCIOSAMENTE.

  4. quanto custa tratamento com estes aparelhos?

    • NÃO PODEMOS EXPOR PREÇOS EM NOSSO BLOG, CASO TENHA INTERESSE LIGAR PARA O TELEFONE DO CONSULTÓRIO PARA MAIORES INFORMAÇÕES, DESCULPE NÃO POSSO EXPOR AQUI POR QUESTÕES ÉTICAS PROFISSIONAIS.

      ATENCIOSAMENTE

  5. as pessoas nao entendem que nós dentistas não somos comerciantes, não é uma loja que vc diz o produto e o vendedor diz o valor…

  6. Vcs trabalham com prótese dentária?

  7. No uso de aparelhos esteticos de porcelana pode se usar aquelas ligas que se usa no aparelho de metal?

  8. DR. vc trabalha com protese dentaria

  9. Algumas partes da minha gengiva e preta por que?

    • Por diversas vezes isso é pigmentação de melanina, muito comum, principalmente em pessoas morenas, sem problema algum, porém em outros casos é importante o profissional avaliar para um melhor entendimento do caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.360 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: